Empreendimento situado numa zona à qual se pode apelidar de Cidade Cooperativa já que se encontram implantados alguns milhares de fogos construídos por várias cooperativas com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, a qual prestou uma colaboração sem paralelo ao Movimento Cooperativo Habitacional. O terreno onde se encontra implantado o empreendimento da Barranha foi vendido pela Câmara Municipal de Matosinhos à C.C.H. Tripeira, CRL, pelo preço simbólico de esc. 5.413.096.00. Este empreendimento é composto por 206 fogos, construídos em dúplex, tem recinto desportivo, parque infantil, zona social e estabelecimentos comerciais.
A sua construção foi efectuada pela Sociedade de Construções Soares da Costa, SÁ. e iniciou-se em 18/01/80, sendo concluído em Março de 1984. O projecto é da autoria do Arquitecto Noé Diniz. O financiamento no total de esc. 733.315.545.00 esteve a cargo do Fundo de Fomento da Habitação.
O inicio das escrituras de compra e venda das habitações, efectuou-se em Julho de 1991, após sete anos da sua conclusão.
Passados mais de dez anos após a conclusão da obra a Sociedade de Construções Soares da Costa, SÁ., moveu uma acção judicial à C.C.H. Tripeira, CRL. no valor de esc. 380.000.000.00 acrescidos de juro à taxa legal, tendo simultaneamente efectuado um arresto em 26/07/94 de todo o empreendimento de Contumil, com a finalidade de garantia de pagamento da dívida.